sexta-feira, 21 de março de 2008

Jane Eyre - Charlotte Bronte

2006


Ficha Técnica

Título Original: Jane Eyre

Gênero: Romance, Drama

Tipo: Mini-Série

Tempo de Duração: 202 minutos

Ano de Lançamento (Inglaterra) : 2006

Sinopse : Jane Eyre (Rita Wilson), órfã de pai e mãe vive infeliz em casa da tia que a detesta. Após um confronto com esta, Jane é enviada para uma escola. Após seis anos como aluna e mais dois como professora, decide procurar uma nova posição. Encontra-a em Thornfield Hall, como preceptora da jovem Adèle, a pupila de Edward Rochester (Toby Stephens), por quem Jane acaba se apaixonando. Ele é o dono do castelo Thornfield Hall, um lugar que guarda antigos segredos que serão decisivos quando Rochester for se casar com Jane.


Curiosidades:

Já houve várias adaptações para o cinema , tv e teatro. As mais conhecidas são a de 1944 com Orson Welles e Joan Fontaine e a de 1996 com William Hurt e Charlotte Gainsbourg, este último dirigido por Franco Zefirelli.



As duas versões mais conhecidas de 1944 e a de 1996













Diversas adaptações de Jane Austen, disponível em dvd:





Na versão de 1944, a jovem Jane foi interpretada por Liz Taylor e na versão de 1996 a atriz Anna Paquin.











Assista o vídeo da série de 2007






Comentários pessoais: Das várias versões existentes as minhas preferidas são a de 2006 e a de 1983, ambas da BBC. Estou atualmente terminando de ler o livro é ótimo, paradoxalmente Charlote consegue ser densa e leve em sua narração. Muito Bom !!

Fontes:





10 comentários:

marta disse...

eu já li Jane Eyre e me apaixonei, o livro é maravilhoso, acho que até muito ousado para a época, Charlotte é maravilhosa, ao contrário da irmã Emmily.A série da bbc é muito boa, recomendo o livro e a série!!!

luciene disse...

Adriana, de todas as séries (versão 2006) que assisti da BBC até agora, esta foi a que mais gostei!! Pelo conjunto da obra, "química" entre os protagonistas, tudo...
Já ouvio comentários sobre o livro e todos só aumenta minha vontade de ler (inclusive, se não me engano, li que ele está entre os livros mais importante de todos os tempos!)confesso que ainda não li o livro, mas tô tentando encontrar em português num sebo, pq ler no pc é horrível...

Adriana Sales Zardini disse...

Ficou perfeito!!

Fabiane disse...

Já havia lido o livro tanto em Inglês quanto em Português uma dezena de vezes e tinha um certo receio de assistir as adaptações para o cinema e TV. Não acreditava que um filme faria justiça a uma obra tão cativante quanto Jane Eyre. Assisti ao filme de 1996 com o William Hurt e não gostei nada, tanto Jane quanto o Sr. Rochester eram um tanto apáticos e a história foi toda modificada. Fiquei muito desapontada!
Até que assisti a versão de 2006 da BBC e devo confessar, foi maravilhoso! Na minha opinião a interpretação dos atores foi fiel ao livro. Justamente como eu imaginava, o Sr. Rochester passional, meio arrogante e também engraçado. E quanto a Jane... Bem, Ruth Wilson É Jane Eyre. Eu recomendo!

vanilda disse...

Vanilda. Assisti o filme primeiro, o de 1996,e posteriormente, li o livro. E posso dizer que foi um dos romances mais apaixonante que tive o privilégio de ler: é cativante, emocionante, e nos dá toda a atmosfera do séc. a que ele pertence... maravilhoso! Todos deveriam ler.

Adriana Zardini disse...

Vanilda, é livro muito lindo mesmo!

Mandy disse...

A Liz Taylor não interpreta a Jane, e sim a amiga dela Helen.
A versão que eu mais gostava era a de 1944, mas agora que eu vi a de 2006 achei a melhor de todas.

Mandy disse...

A Liz Taylor interpre a Helen (amiga de Jane).

A versão que eu mais gostava era a de 1944, mas agora que vi a de 2006, eu considero a mesma a melhor.

Adriana Zardini disse...

Mandy, obrigada pela dica. Quando eu escrevi este post eu não me lembro de onde tirei esta informação.
abraço,

Adriana

Arquivo Passional disse...

Oi !
Eu li a versão juvenil, bem menor, e adorei. Fizeram um novo filme baseado nesse livro em 2011 que está concorrendo ao Oscar 2012 de melhor figurino. Fiz uma resenha ontem, se quiser ler, será um prazer recebê-la. Bjs...Elis.

http://www.arquivopassional.com/2012/02/jane-eyre.html